REGULAMENTO

REGULAMENTO  DO CAMPEONATO

ARTIGO 1º - O presente instrumento é o poder maior da competição devendo portanto ter suas normas e condições respeitadas pelas equipes participantes, bem como seus dirigentes, comissão organizadora e julgadora, membros da arbitragem e todos os envolvidos indireta ou diretamente, por assim entender torcedores e público presente na praça esportiva palco da competição, fica decretado desde já que a competição trata-se exclusivamente de integração social e incentivo a prática esportiva.

ARTIGO 2º - A competição será disputada nas dependências do Centro Esportivo Araçatuba, e por ser propriedade particular fica proibido o porte de latas ou garrafas de cerveja ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica, bem como refrigerantes, sucos e bebidas do gênero, a não ser água, sucos, isotônicos, frutas para consumo dos atletas que estiverem atuando em uma partida, após o jogo, caso queiram fazer consumo de tais produtos, estes deverão ser adquiridos na lanchonete do local. A divulgação de placas de publicidade e propaganda no local deverá também ser autorizada pela comissão organizadora.

ARTIGO 3º - Cada equipe poderá inscrever até 25 (vinte e cinco) atletas e 4 (quatro) membros de comissão técnica. Serão aceitas inscrições até o final da primeira fase, devendo o jogador inscrito ser relacionado em súmula e apresentar-se no banco de reservas da equipe que o inscreveu, caso isto não ocorra este não poderá disputar as fases vindouras do campeonato. As fichas de inscrição para a primeira rodada deverão ser entregues à comissão organizadora até o dia 09/03/2013, caso a equipe até esta data ainda não tenha inscrito todos os 25 (vinte e cinco) jogadores para a disputa do campeonato, entregará à comissão organizadora o número de atletas inscritos até o momento e o restante de suas fichas em branco fica em seu poder para a inscrição de novos jogadores até o final da primeira fase.

ARTIGO 4º - O atleta que assinar para duas ou mais equipes estará eliminado da competição, isto sendo comprovado na data de entrega das fichas à comissão organizadora, dia 09/03/2013, após esta data vale a inscrição para a equipe que primeiro apresentar sua ficha à comissão organizadora, devidamente preenchida, assinada, plastificada e com foto recente, a não ser que aconteça um acordo entre as equipes que assinaram o atleta onde uma o libera para atuar pela outra. Se o atleta assinar para uma equipe que entregou sua ficha no prazo estabelecido, ou seja, dia 09/03/2013, e depois outra equipe entregar sua ficha em prazo posterior, valerá somente a inscrição que entregou no primeiro prazo. Apesar ser de ser aceita a inscrição de quatro membros para a comissão técnica de cada equipe, somente três poderão ocupar o banco de reservas por partida, se algum membro da comissão técnica for expulso durante uma partida, não poderá ser substituído por outro a não ser no próximo jogo da tabela, o expulso cumprirá suspensão automática de uma partida e ainda poderá ser julgado pela comissão disciplinar e condenado a ficar mais de uma partida fora do banco de reservas. Se o dirigente for eliminado não poderá ter sua ficha substituída por outra. Somente a ficha do treinador poderá ser substituída em qualquer fase da competição.

ARTIGO 5º - A inscrição de jogadores para a competição é livre de idade ou qualificação, ficando a vontade e poder das equipes participantes. Não será aceita inscrição de uma mesma pessoa como atleta e dirigente.

ARTIGO 6º - As fichas de inscrição de atletas, bem como de comissão técnica, deverão ser entregues até a data especificada no artigo terceiro, estas devem ser preenchidas a máquina, com nome da equipe, nome completo do atleta ou dirigente, foto atual do atleta ou dirigente, número de identidade, endereço completo, assinatura, e deve ser plastificada em máquina polaseal para garantir sua integridade até o final do campeonato, não será aceita nenhuma outra forma de lacre e proteção à ficha de inscrição.

ARTIGO 7º - O atleta ou dirigente que tentar agredir ou agredir o árbitro, membros da comissão julgadora e organizadora, física ou verbalmente, irá a julgamento podendo ser eliminado da competição. Aquele que invadir o campo, fazer baderna, bagunça ou praticar atos de vandalismo como trocar de roupa fora do vestiário ou fazer suas necessidades fisiológicas fora do banheiro e aos olhos do público, enfim praticar atos obscenos e ilícitos terá automaticamente a suspensão de dois jogos e ainda será julgado podendo ter sua pena ampliada para campeonatos vindouros, isso se estende a todos os freqüentadores da praça de competição, a comissão organizadora e julgadora se reserva o direito de poder proibir a entrada de qualquer pessoa na praça de competição conforme atitudes e procedimentos do mesmo no segmento do campeonato.

ARTIGO 8º - A arbitragem da competição ficará a cargo da Comissão Organizadora, devendo a mesma ter sua escala de árbitros respeitada e ser também a responsável pelo afastamento ou não de árbitros conforme julgamento de seus dirigentes mediante reclamação por escrito das equipes num prazo de quarenta e oito horas após o término de uma partida. Caso haja a falta de árbitro para uma partida, a comissão organizadora poderá designar qualquer outro para arbitrar a partida.

ARTIGO 9º - A partidas da primeira fase terão a duração de cinquenta minutos, com dois tempos de vinte e cinco minutos cada e cinco minutos de intervalo, a partir da segunda fase o tempo das partidas será de sessenta minutos, dividido em dois tempos de trinta minutos, com cinco minutos de intervalo.

ARTIGO 10º - AS EQUIPES DEVERÃO COMPARECER NO HORÁRIO DETERMINADO PELA TABELA, HAVERÁ TOLERÂNCIA DE QUINZE MINUTOS APENAS NA PRIMEIRA PARTIDA DO DIA. O WO SERÁ DEFINIDO PELO ÁRBITRO. FICA ESTABELECIDO QUE NA PARTIDA QUE ABRE UM DIA DE COMPETIÇÃO A EQUIPE QUE NÃO RESPEITAR O HORÁRIO E TOLERANCIA PRÉ ESTABELECIDOS RECEBERÁ COMO PUNIÇÃO IMEDIATA A EXCLUSÃO DOS MEMBROS DE SUA COMISSÃO TÉCNICA DO BANCO DE RESERVAS NAQUELA PARTIDA, PARA AS DEMAIS PARTIDAS DO DIA FICA ESTABELECIDO QUE AS EQUIPES DOS JOGOS SUBSEQUENTES DEVERÃO ENTRAR EM CAMPO ASSIM QUE A PARTIDA ANTESEQUENTE FOR DADA POR ENCERRADA E OS PORTÕES JÁ ESTIVEREM À DISPOSIÇÃO, O NÃO CUMPRIMENTO DESTA DETERMINAÇÃO TAMBÉM ACARRETA A EXCLUSÃO DOS MEMBROS DA COMISSÃO TECNICA DAQUELA PARTIDA.

ARTIGO 11º - Para iniciar uma partida, cada equipe deverá ter no mínimo cinco atletas, caso contrário será aplicado o W.O para as duas equipes envolvidas no jogo, ou apenas para aquela que não contar com número suficiente de jogadores.

ARTIGO 12º - Só será adiada ou paralisada uma partida caso o árbitro constate falta de condições de jogo, nova data para a partida será definida pela comissão organizadora, em relação às condições do gramado por ocorrência de chuva, a realização ou não de um ou demais jogos ou da rodada completa será determinada pelo proprietário ou representante responsável pela praça esportiva.

ARTIGO 13º - O mando de jogo será da equipe com seu nome descrito a esquerda da tabela, sendo esta obrigada a trocar de uniforme em caso de igualdade com seu adversário, caso não o faça, sofrerá o W.O. Na semifinal e final a equipe de pior campanha sempre estará obrigada a trocar de uniforme em caso de igualdade com o adversário.

ARTIGO 14º - Caso seja paralisada uma partida o resultado parcial será mantido e a partida recomeçará em dia e horário determinados pela comissão organizadora, se a partida já alcançar os quarenta minutos do tempo regulamentar, a mesma será dada por encerrada e o resultado que era parcial passa a ser definitivo.

ARTIGO 15º - Durante uma partida serão autorizadas quantas substituições as equipes desejarem realizar, podendo inclusive qualquer atleta sair e voltar ao jogo sempre que da vontade de seu treinador.

ARTIGO 16º - As faltas serão cobradas de acordo com as regras oficiais do futebol, portanto, caberá ao árbitro a indicação de cobrança de falta direta ou indireta. A saída do goleiro com a bola é livre, se ele chutar a bola e a mesma adentrar o gol adversário, o gol será válido, mesmo que a bola não toque em ninguém. Não vale gol direto com as mãos.

ARTIGO 17º - O atleta que receber um total de três cartões amarelos cumprirá uma partida de suspensão, sendo essa a seguinte a que ele foi punido com o terceiro cartão, se o atleta que recebeu o terceiro amarelo participar de seu próximo jogo, a equipe perderá os pontos para o adversário independentemente do resultado. O atleta que receber o cartão vermelho cumprirá suspensão automática e ainda poderá ser julgado podendo ou não ter sua suspensão ampliada ou até mesmo ser eliminado da competição, caso tal atleta seja utilizado a equipe perderá seus pontos para o adversário independentemente do resultado. Caso um jogador que já estiver "pendurado" com dois cartões amarelos for punido na proxima partida com mais um cartão amarelo e um cartão vermelho, o mesmo cumprirá suspensão de um jogo pelo terceiro cartão amarelo e suspensão de mais um jogo pelo cartão vermelho. Ao final da primeira fase todos os cartões amarelos serão zerados, bem como ao final de cada fase vindoura, os cartões vermelhos serão mantidos.

ARTIGO 18º - A equipe que tumultuar uma partida levando esta à paralisação ou cancelamento perderá os pontos para o adversário. Torcidas de equipes que invadirem o campo tumultuando, paralisando ou cancelando uma partida, farão com que sua equipe seja levada a julgamento podendo ser eliminada da competição.

ARTIGO 19º A equipe que tiver quatro jogadores expulsos ou lesionados e não conseguir repor, não poderá continuar jogando e perderá os pontos para o adversário, se ambas equipes de uma partida tiverem respectivamente quatro jogadores expulsos, nenhuma delas leva os pontos em jogo.

ARTIGO 20º - A pontuação da competição será a seguinte:
- vitória: três pontos
- empate: um ponto
- derrota: não recebe pontos

ARTIGO 21º - O critério para desempate no que tange a classificação ao final da primeira fase será o seguinte:

01º - Maior número de vitórias;
02º - menor número de gols sofridos;
03º - Confronto direto (somente no caso de duas equipes empatarem);
04º - Saldo de gols (gols marcados, menos gols sofridos);
05º - Maior número de gols marcados;
06º - Partida extra com prorrogação e pênalti em caso de duas equipes empatadas, se o empate for entre mais de duas equipes, então será feito um sorteio na presença dos participantes.

ARTIGO 22º - A equipe que cometer W.O na primeira fase terá que pagar multa de R$ 1.000,00 ( Hum mil reais), esse valor é referente ao cheque deixado como caução pelas equipes e que se encontra sob poder da comissão organizadora, nesse caso, o adversário do dia vence o jogo pelo placar de um a zero. Se a equipe cometer o segundo W.O, ESTARÁ ELIMINADA DA COMPETIÇÃO DE FORMA IRREVOGÁVEL. A partir da Segunda fase a equipe que cometer o W.O perderá a partida pelo placar de 10 (dez) a 0 (zero) e ainda terá o cheque descontado.

ARTIGO 23º - A EQUIPE QUE POR QUALQUER MOTIVO ABANDONAR UMA PARTIDA SERÁ SUMARIAMENTE ELIMINADA DA COMPETIÇÃO E TERÁ O CHEQUE CAUÇÃO DESCONTADO A TÍTULO DE MULTA.

ARTIGO 24º - Em caso da equipe cometer W.O e realmente caracterizar sua eliminação do campeonato serão adotados os seguintes critérios:
A) - As equipes que já jogaram e perderam não terão direito a pontos, os resultados serão mantidos com os gols marcados e sofridos, a favor e contra às equipes em questão.
B) - As equipes que venceram continuam com seus pontos e com os gols marcados e sofridos anotados.
C) - A equipe que ainda tem o jogo a ser disputado contra a equipe eliminada vencerá pelo placar de um a zero, não havendo necessidade de comparecer ao campo de jogo, o gol do suposto W.O não será anotado para nenhum jogador e nem incluído no saldo da equipe.

ARTIGO 25º - O W.O somente será justificável em caso de falecimento de algum atleta da equipe ou dirigente da mesma, não será aceito falecimento de parente de atleta ou dirigente.

ARTIGO 26º - A comissão julgadora é formada pelos senhores:
- JAIME DOMINGOS GARCIA
- ALTAIR JOSE D`ANGELO
- ISMAR MARCEL DE SOUZA GARCIA

ARTIGO 27º - Na primeira fase da competição as doze equipes jogarão entre si em turno único, classificando-se para as quartas de final as oito equipes que melhor pontuarem e conforme critérios mencionados no artigo vinte e um. A partir da segunda fase os confrontos se darão sempre em dois jogos e o saldo de gols continua sendo computado da mesma forma que na primeira fase, as oito equipes melhores classificadas jogarão da seguinte forma: primeiro contra oitavo; segundo contra sétimo, terceiro contra sexto; quarto contra quinto; as quatro equipes que se saírem vencedoras farão as semifinais. Nas semifinais o vencedor do confronto entre o primeiro e o oitavo enfrenta o vencedor do confronto entre o quarto e o quinto colocados e o vencedor do confronto entre o segundo e o sétimo enfrenta o vencedor do confronto entre o terceiro e o sexto colocados. As equipes vencedoras das semifinais conforme critérios já especificados farão a final também em dois jogos, Não haverá disputa de 3º lugar, esta colocação ficará com a equipe que for derrotada pelo campeão na semifinal. As datas de todos os jogos da segunda fase (quartas de final, semifinal e final), estão mencionados na tabela em anexo, porém podem sofrer alteração conforme necessidade e conveniência da comissão organizadora e a ordem dos jogos também fica a critério e vontade da mesma comissão.
PARÁGRAFO ÚNICO: As equipes melhores classificadas na primeira fase sempre levaram vantagem contra seus adverários, seja nas quartas de final, semifinal e final, jogando sempre por dois resultados iguais que não sejam duas derrotas.

ARTIGO 28º - O goleiro menos vazado será o da defesa das duas equipes finalistas, em caso de empate na contagem de gols o menos vazado será o da equipe campeã. O artilheiro em caso de empate entre dois ou mais será considerado o da equipe melhor colocada.

ARTIGO 29º - Os atletas participantes da competição deverão atuar obrigatoriamente de chuteiras socyte, caso desrespeitem esta regra e sejam flagrados poderão receber cartão vermelho, mesmo que estejam no banco de reservas.

ARTIGO 30º - A comissão organizadora e julgadora da competição, bem como os responsáveis pelo Centro Esportivo Araçatuba não se responsabilizam por perda, roubo ou extravio de bens, objetos e pertences de nenhum atleta, dirigente, torcedor, enfim, qualquer pessoa freqüentadora da praça esportiva, também fica isenta por quaisquer despesa médica e hospitalar de todo os acima citados, a responsabilidade de condição clínica de atletas para prática do futebol é da equipe ou do próprio atleta.

ARTIGO 31º - As equipes terão o direito de interpelar recursos em relação a fatos ocorridos nas partidas ou na competição junto a comissão julgadora, o prazo para apresentação do mesmo será de quarenta e oito horas após o término de seu jogo, o julgamento será marcado pela comissão em dia, local e horário estabelecidos pela mesma.

ARTIGO 32º - Os dirigentes não poderão adentrar ao campo de jogo fazendo consumo de bebida alcoólica, ou fazer consumo antes de suas partidas, a constatação da condição etílica dos mesmos será feita pelo árbitro podendo este tomar a atitude que lhe convir.

ARTIGO 33º - O prêmio para a equipe campeã, além de troféu e medalhas, será uma moto Honda/FAN/0 KM, o vice-campeão receberá troféu e medalhas, o terceiro colocado receberá somente troféu.

ARTIGO 34º Todas as partidas deverão ser conduzidas de acordo com as regras oficiais do futebol

ARTIGO 35º - Qualquer outro fato que por ventura ocorrer e não constar no presente instrumento, será analisado, julgado e definido pelas comissões organizadora e julgadora.
 
CUMPRA-SE.

ARAÇATUBA - SP, 01 DE MARÇO DE 2013.