REGULAMENTO DO CAMPEONATO
ARTIGO 1º - O presente instrumento
é o poder maior da competição devendo portanto ter suas normas e condições
respeitadas pelas equipes participantes, bem como seus dirigentes, comissão
organizadora e julgadora, membros da arbitragem e todos os envolvidos indireta
ou diretamente, por assim entender torcedores e público presente na praça
esportiva palco da competição, fica decretado desde já que a competição trata-se
exclusivamente de integração social e incentivo a prática esportiva.
ARTIGO 2º - A competição será
disputada nas dependências do Centro Esportivo Araçatuba, e por ser propriedade
particular fica proibido o porte de latas ou garrafas de cerveja ou qualquer
outro tipo de bebida alcoólica, bem como refrigerantes, sucos e bebidas do
gênero, a não ser água, sucos, isotônicos, frutas para consumo dos atletas que
estiverem atuando em uma partida, após o jogo, caso queiram fazer consumo de
tais produtos, estes deverão ser adquiridos na lanchonete do local. A divulgação
de placas de publicidade e propaganda no local deverá também ser autorizada pela
comissão organizadora.
ARTIGO 3º - Cada equipe poderá
inscrever até 25 (vinte e cinco) atletas e 4 (quatro) membros de comissão
técnica. Serão aceitas inscrições até o final da primeira fase, devendo o
jogador inscrito ser relacionado em súmula e apresentar-se no banco de reservas
da equipe que o inscreveu, caso isto não ocorra este não poderá disputar as
fases vindouras do campeonato. As fichas de inscrição para a primeira rodada
deverão ser entregues à comissão organizadora até o dia 09/03/2013, caso a
equipe até esta data ainda não tenha inscrito todos os 25 (vinte e cinco)
jogadores para a disputa do campeonato, entregará à comissão organizadora o
número de atletas inscritos até o momento e o restante de suas fichas em branco
fica em seu poder para a inscrição de novos jogadores até o final da primeira
fase.
ARTIGO 4º - O atleta que assinar
para duas ou mais equipes estará eliminado da competição, isto sendo comprovado
na data de entrega das fichas à comissão organizadora, dia 09/03/2013, após esta
data vale a inscrição para a equipe que primeiro apresentar sua ficha à comissão
organizadora, devidamente preenchida, assinada, plastificada e com foto recente,
a não ser que aconteça um acordo entre as equipes que assinaram o atleta onde
uma o libera para atuar pela outra. Se o atleta assinar para uma equipe que
entregou sua ficha no prazo estabelecido, ou seja, dia 09/03/2013, e depois
outra equipe entregar sua ficha em prazo posterior, valerá somente a inscrição
que entregou no primeiro prazo. Apesar ser de ser aceita a inscrição de quatro
membros para a comissão técnica de cada equipe, somente três poderão ocupar o
banco de reservas por partida, se algum membro da comissão técnica for expulso
durante uma partida, não poderá ser substituído por outro a não ser no próximo
jogo da tabela, o expulso cumprirá suspensão automática de uma partida e ainda
poderá ser julgado pela comissão disciplinar e condenado a ficar mais de uma
partida fora do banco de reservas. Se o dirigente for eliminado não poderá ter
sua ficha substituída por outra. Somente a ficha do treinador poderá ser
substituída em qualquer fase da competição.
ARTIGO 5º - A inscrição de
jogadores para a competição é livre de idade ou qualificação, ficando a vontade
e poder das equipes participantes. Não será aceita inscrição de uma mesma pessoa
como atleta e dirigente.
ARTIGO 6º - As fichas de inscrição
de atletas, bem como de comissão técnica, deverão ser entregues até a data
especificada no artigo terceiro, estas devem ser preenchidas a máquina, com nome
da equipe, nome completo do atleta ou dirigente, foto atual do atleta ou
dirigente, número de identidade, endereço completo, assinatura, e deve ser
plastificada em máquina polaseal para garantir sua integridade até o final do
campeonato, não será aceita nenhuma outra forma de lacre e proteção à ficha de
inscrição.
ARTIGO 7º - O atleta ou dirigente
que tentar agredir ou agredir o árbitro, membros da comissão julgadora e
organizadora, física ou verbalmente, irá a julgamento podendo ser eliminado da
competição. Aquele que invadir o campo, fazer baderna, bagunça ou praticar atos
de vandalismo como trocar de roupa fora do vestiário ou fazer suas necessidades
fisiológicas fora do banheiro e aos olhos do público, enfim praticar atos
obscenos e ilícitos terá automaticamente a suspensão de dois jogos e ainda será
julgado podendo ter sua pena ampliada para campeonatos vindouros, isso se
estende a todos os freqüentadores da praça de competição, a comissão
organizadora e julgadora se reserva o direito de poder proibir a entrada de
qualquer pessoa na praça de competição conforme atitudes e procedimentos do
mesmo no segmento do campeonato.
ARTIGO 8º - A arbitragem da
competição ficará a cargo da Comissão Organizadora, devendo a mesma ter sua
escala de árbitros respeitada e ser também a responsável pelo afastamento ou não
de árbitros conforme julgamento de seus dirigentes mediante reclamação por
escrito das equipes num prazo de quarenta e oito horas após o término de uma
partida. Caso haja a falta de árbitro para uma partida, a comissão organizadora
poderá designar qualquer outro para arbitrar a partida.
ARTIGO 9º - A partidas da primeira
fase terão a duração de cinquenta minutos, com dois tempos de vinte e cinco
minutos cada e cinco minutos de intervalo, a partir da segunda fase o tempo das
partidas será de sessenta minutos, dividido em dois tempos de trinta minutos,
com cinco minutos de intervalo.
ARTIGO 10º - AS EQUIPES DEVERÃO
COMPARECER NO HORÁRIO DETERMINADO PELA TABELA, HAVERÁ TOLERÂNCIA DE QUINZE
MINUTOS APENAS NA PRIMEIRA PARTIDA DO DIA. O WO SERÁ DEFINIDO PELO ÁRBITRO. FICA
ESTABELECIDO QUE NA PARTIDA QUE ABRE UM DIA DE COMPETIÇÃO A EQUIPE QUE NÃO
RESPEITAR O HORÁRIO E TOLERANCIA PRÉ ESTABELECIDOS RECEBERÁ COMO PUNIÇÃO
IMEDIATA A EXCLUSÃO DOS MEMBROS DE SUA COMISSÃO TÉCNICA DO BANCO DE RESERVAS
NAQUELA PARTIDA, PARA AS DEMAIS PARTIDAS DO DIA FICA ESTABELECIDO QUE AS EQUIPES
DOS JOGOS SUBSEQUENTES DEVERÃO ENTRAR EM CAMPO ASSIM QUE A PARTIDA ANTESEQUENTE
FOR DADA POR ENCERRADA E OS PORTÕES JÁ ESTIVEREM À DISPOSIÇÃO, O NÃO
CUMPRIMENTO DESTA DETERMINAÇÃO TAMBÉM ACARRETA A EXCLUSÃO DOS MEMBROS DA
COMISSÃO TECNICA DAQUELA PARTIDA.
ARTIGO 11º - Para iniciar uma
partida, cada equipe deverá ter no mínimo cinco atletas, caso contrário será
aplicado o W.O para as duas equipes envolvidas no jogo, ou apenas para aquela
que não contar com número suficiente de jogadores.
ARTIGO 12º - Só será adiada ou
paralisada uma partida caso o árbitro constate falta de condições de jogo, nova
data para a partida será definida pela comissão organizadora, em relação às
condições do gramado por ocorrência de chuva, a realização ou não de um ou
demais jogos ou da rodada completa será determinada pelo proprietário ou
representante responsável pela praça esportiva.
ARTIGO 13º - O mando de jogo será
da equipe com seu nome descrito a esquerda da tabela, sendo esta obrigada a
trocar de uniforme em caso de igualdade com seu adversário, caso não o faça,
sofrerá o W.O. Na semifinal e final a equipe de pior campanha sempre estará
obrigada a trocar de uniforme em caso de igualdade com o adversário.
ARTIGO 14º - Caso seja paralisada
uma partida o resultado parcial será mantido e a partida recomeçará em dia e
horário determinados pela comissão organizadora, se a partida já alcançar os
quarenta minutos do tempo regulamentar, a mesma será dada por encerrada e o
resultado que era parcial passa a ser definitivo.
ARTIGO 15º - Durante uma partida
serão autorizadas quantas substituições as equipes desejarem realizar, podendo
inclusive qualquer atleta sair e voltar ao jogo sempre que da vontade de seu
treinador.
ARTIGO 16º - As faltas serão
cobradas de acordo com as regras oficiais do futebol, portanto, caberá ao
árbitro a indicação de cobrança de falta direta ou indireta. A saída do goleiro
com a bola é livre, se ele chutar a bola e a mesma adentrar o gol adversário, o
gol será válido, mesmo que a bola não toque em ninguém. Não vale gol direto com
as mãos.
ARTIGO 17º - O atleta que receber
um total de três cartões amarelos cumprirá uma partida de suspensão, sendo essa
a seguinte a que ele foi punido com o terceiro cartão, se o atleta que recebeu o
terceiro amarelo participar de seu próximo jogo, a equipe perderá os pontos para
o adversário independentemente do resultado. O atleta que receber o cartão
vermelho cumprirá suspensão automática e ainda poderá ser julgado podendo ou não
ter sua suspensão ampliada ou até mesmo ser eliminado da competição, caso tal
atleta seja utilizado a equipe perderá seus pontos para o adversário
independentemente do resultado. Caso um jogador que já estiver "pendurado" com
dois cartões amarelos for punido na proxima partida com mais um cartão amarelo e
um cartão vermelho, o mesmo cumprirá suspensão de um jogo pelo terceiro cartão
amarelo e suspensão de mais um jogo pelo cartão vermelho. Ao final da primeira
fase todos os cartões amarelos serão zerados, bem como ao final de cada fase
vindoura, os cartões vermelhos serão mantidos.
ARTIGO 18º - A equipe que tumultuar
uma partida levando esta à paralisação ou cancelamento perderá os pontos para o
adversário. Torcidas de equipes que invadirem o campo tumultuando, paralisando
ou cancelando uma partida, farão com que sua equipe seja levada a julgamento
podendo ser eliminada da competição.
ARTIGO 19º A equipe que tiver
quatro jogadores expulsos ou lesionados e não conseguir repor, não poderá
continuar jogando e perderá os pontos para o adversário, se ambas equipes de uma
partida tiverem respectivamente quatro jogadores expulsos, nenhuma delas leva os
pontos em jogo.
ARTIGO 20º - A pontuação da
competição será a seguinte:
- vitória: três pontos
- empate: um ponto
- derrota: não recebe
pontos
ARTIGO 21º - O critério para
desempate no que tange a classificação ao final da primeira fase será o
seguinte:
01º - Maior número de
vitórias;
02º - menor número de gols
sofridos;
03º - Confronto direto (somente no
caso de duas equipes empatarem);
04º - Saldo de gols (gols marcados,
menos gols sofridos);
05º - Maior número de gols
marcados;
06º - Partida extra com prorrogação
e pênalti em caso de duas equipes empatadas, se o empate for entre mais de duas
equipes, então será feito um sorteio na presença dos participantes.
ARTIGO 22º - A equipe que cometer
W.O na primeira fase terá que pagar multa de R$ 1.000,00 ( Hum mil reais), esse
valor é referente ao cheque deixado como caução pelas equipes e que se encontra
sob poder da comissão organizadora, nesse caso, o adversário do dia vence o jogo
pelo placar de um a zero. Se a equipe cometer o segundo W.O, ESTARÁ ELIMINADA DA
COMPETIÇÃO DE FORMA IRREVOGÁVEL. A partir da Segunda fase a equipe que cometer o
W.O perderá a partida pelo placar de 10 (dez) a 0 (zero) e ainda terá o cheque
descontado.
ARTIGO 23º - A EQUIPE QUE POR
QUALQUER MOTIVO ABANDONAR UMA PARTIDA SERÁ SUMARIAMENTE ELIMINADA DA COMPETIÇÃO
E TERÁ O CHEQUE CAUÇÃO DESCONTADO A TÍTULO DE MULTA.
ARTIGO 24º - Em caso da equipe
cometer W.O e realmente caracterizar sua eliminação do campeonato serão adotados
os seguintes critérios:
A) - As equipes que já jogaram e
perderam não terão direito a pontos, os resultados serão mantidos com os gols
marcados e sofridos, a favor e contra às equipes em questão.
B) - As equipes que venceram
continuam com seus pontos e com os gols marcados e sofridos anotados.
C) - A equipe que ainda tem o jogo
a ser disputado contra a equipe eliminada vencerá pelo placar de um a zero, não
havendo necessidade de comparecer ao campo de jogo, o gol do suposto W.O não
será anotado para nenhum jogador e nem incluído no saldo da equipe.
ARTIGO 25º - O W.O somente será
justificável em caso de falecimento de algum atleta da equipe ou dirigente da
mesma, não será aceito falecimento de parente de atleta ou dirigente.
ARTIGO 26º - A comissão julgadora é
formada pelos senhores:
- JAIME DOMINGOS GARCIA
- ALTAIR JOSE D`ANGELO
- ISMAR MARCEL DE SOUZA
GARCIA
ARTIGO 27º - Na primeira fase da
competição as doze equipes jogarão entre si em turno único, classificando-se
para as quartas de final as oito equipes que melhor pontuarem e conforme
critérios mencionados no artigo vinte e um. A partir da segunda fase os
confrontos se darão sempre em dois jogos e o saldo de gols continua sendo
computado da mesma forma que na primeira fase, as oito equipes melhores
classificadas jogarão da seguinte forma: primeiro contra oitavo; segundo contra
sétimo, terceiro contra sexto; quarto contra quinto; as quatro equipes que se
saírem vencedoras farão as semifinais. Nas semifinais o vencedor do confronto
entre o primeiro e o oitavo enfrenta o vencedor do confronto entre o quarto e o
quinto colocados e o vencedor do confronto entre o segundo e o sétimo enfrenta
o vencedor do confronto entre o terceiro e o sexto colocados. As equipes
vencedoras das semifinais conforme critérios já especificados farão a final
também em dois jogos, Não haverá disputa de 3º lugar, esta colocação ficará com
a equipe que for derrotada pelo campeão na semifinal. As datas de todos os jogos
da segunda fase (quartas de final, semifinal e final), estão mencionados na
tabela em anexo, porém podem sofrer alteração conforme necessidade e
conveniência da comissão organizadora e a ordem dos jogos também fica a critério
e vontade da mesma comissão.
PARÁGRAFO ÚNICO: As equipes
melhores classificadas na primeira fase sempre levaram vantagem contra seus
adverários, seja nas quartas de final, semifinal e final, jogando sempre por
dois resultados iguais que não sejam duas derrotas.
ARTIGO 28º - O goleiro menos vazado
será o da defesa das duas equipes finalistas, em caso de empate na contagem de
gols o menos vazado será o da equipe campeã. O artilheiro em caso de empate
entre dois ou mais será considerado o da equipe melhor colocada.
ARTIGO 29º - Os atletas
participantes da competição deverão atuar obrigatoriamente de chuteiras socyte,
caso desrespeitem esta regra e sejam flagrados poderão receber cartão vermelho,
mesmo que estejam no banco de reservas.
ARTIGO 30º - A comissão
organizadora e julgadora da competição, bem como os responsáveis pelo Centro
Esportivo Araçatuba não se responsabilizam por perda, roubo ou extravio de bens,
objetos e pertences de nenhum atleta, dirigente, torcedor, enfim, qualquer
pessoa freqüentadora da praça esportiva, também fica isenta por quaisquer
despesa médica e hospitalar de todo os acima citados, a responsabilidade de
condição clínica de atletas para prática do futebol é da equipe ou do próprio
atleta.
ARTIGO 31º - As equipes terão o
direito de interpelar recursos em relação a fatos ocorridos nas partidas ou na
competição junto a comissão julgadora, o prazo para apresentação do mesmo será
de quarenta e oito horas após o término de seu jogo, o julgamento será marcado
pela comissão em dia, local e horário estabelecidos pela mesma.
ARTIGO 32º - Os dirigentes não
poderão adentrar ao campo de jogo fazendo consumo de bebida alcoólica, ou fazer
consumo antes de suas partidas, a constatação da condição etílica dos mesmos
será feita pelo árbitro podendo este tomar a atitude que lhe convir.
ARTIGO 33º - O prêmio para a equipe
campeã, além de troféu e medalhas, será uma moto Honda/FAN/0 KM, o vice-campeão
receberá troféu e medalhas, o terceiro colocado receberá somente
troféu.
ARTIGO 34º Todas as partidas
deverão ser conduzidas de acordo com as regras oficiais do futebol
ARTIGO 35º - Qualquer outro fato
que por ventura ocorrer e não constar no presente instrumento, será analisado,
julgado e definido pelas comissões organizadora e julgadora.
CUMPRA-SE.
ARAÇATUBA - SP, 01 DE MARÇO DE
2013.